Se você possui uma empresa com identidade visual, é provável que já tenha adquirido materiais gráficos como cartões de visita, papel timbrado, folders, banners, entre outros.
Parece até que é uma regra, mas muitos empresários, após o desenvolvimento de sua logo, contratam o serviço de produção de papelaria ou fecham um pacote com um estúdio, designer ou gráfica.
Mas será que esses empresários se perguntam qual a importância de uma boa papelaria? Digo isso porque se tornou um costume quase obrigatório ter um cartão de visita, por exemplo.
Mas será que é obrigatório mesmo?
Entender a importância que uma boa papelaria tem é essencial para investir de forma consciente em materiais gráficos que sejam mais úteis para sua empresa.
O Digital Substituirá o Impresso?
No curso de graduação em design, eu ouvi muitas vezes que o meio impresso está com seus dias contados por causa do meio digital.
Porém, o que vemos no momento é o consumo de papel aumentando cada vez mais. A expectativa é que em 2025 atinjamos 500 milhões de toneladas de papel consumidas, sendo que hoje consumimos em média 400 milhões.
Um dos principais preconceitos que as pessoas têm com o papel é a questão do desmatamento, mas existem outras formas de fazer papel. Na verdade, 60% da produção mundial de papel usa como matéria-prima os rejeitos da agricultura, como o bagaço da cana-de-açúcar, sem necessidade de derrubar árvores.
Ainda que o digital venha a substituir o papel, a produção de materiais visuais não deixará de existir. Hoje em dia, os estúdios criativos já produzem tarjas e vinhetas para vídeos, papéis de parede para computadores, capas e avatares para redes sociais, assinaturas de e-mail, entre outros materiais.
Vantagens de uma Boa Papelaria
Esbanja a Personalidade da Marca
Branding é a criação de uma estratégia para que as pessoas se identifiquem com a sua marca. Uma estratégia de branding envolve valores da empresa, missão, personalidade da marca, tom de voz, modelo de negócios, logo e materiais gráficos. Tudo isso precisa estar em harmonia.
Uma papelaria baseada em uma estratégia de branding tem mais chances de impactar aqueles que entram em contato com esses materiais. O ideal é sempre entregar ao estúdio criativo o manual da marca, que contém as diretrizes técnicas e de branding, para que o resultado seja coerente.
Destaca a Sua Marca
Hoje em dia estamos cercados de elementos de design como fachadas de lojas, outdoors, panfletos, banners, cardápios, pôsteres, entre outros. Ao mesmo tempo, a maior parte desses materiais não possui originalidade e passa despercebida.
E é aí que entra a oportunidade de destacar a sua marca em um mundo de iguais. Uma boa papelaria fará com que sua marca se destaque do comum, fazendo as pessoas se encantarem por você.
Fixa a Sua Logo na Memória
Quando uma pessoa escreve diariamente com uma caneta que contém a sua logo, ela aos poucos fixará a logo em sua memória. No design, chamamos isso de redundância, ou seja, repetir uma informação até que a pessoa a absorva.
Se você tentar lembrar agora a logo da Coca-Cola, é muito provável que consiga. Isso só é possível porque há décadas a Coca-Cola pratica a redundância em comerciais de TV, outdoors, garrafas, mesas de lanchonete, fachadas de lojas, entre outras aplicações.
O princípio funciona para qualquer logo, desde que ela esteja sempre visível para as pessoas.
Mostra que a Sua Empresa é Detalhista
Todas as interações que você tem com seu cliente influenciam na opinião que ele tem da sua empresa. Vamos supor que você queira enviar um cartão de natal para todos os seus clientes. Você colocará um cartão lindo dentro de um envelope branco e sem graça?
O simples fato de você enviar um cartão de natal para seu cliente mostra que você se importa com eles, mas a experiência será mais completa se ele receber o cartão em um envelope personalizado da sua marca.
Mostra a Profissionalidade da Sua Empresa
Infelizmente, existem muitas empresas incompetentes ou desonestas. Só na última Black Friday (26/11/2018) foram registradas 5.607 reclamações no Reclame Aqui. Isso significa que as pessoas estão cada dia mais cautelosas em relação à profissionalidade da empresa.
Uma boa papelaria transmitirá profissionalismo e confiança para que seu cliente se sinta confortável para negociar com você.
Aplicações
Existem muitas possibilidades quando o assunto é papelaria. Porém, tudo dependerá do orçamento que você tiver disponível.
O ideal é que você não gaste todo o seu dinheiro apenas para fazer um cartão de visitas diferenciado e criativo, mas sim faça outras aplicações para que as pessoas vejam sua marca em outros formatos.
Cartão de Visita
Muitos se questionam se o cartão de visita continua sendo algo útil, visto que hoje em dia basta procurar no site ou nas redes sociais da empresa pelo contato. Mesmo com essas mudanças, o cartão de visita continua essencial, pois já não se trata apenas de contato, mas sim de impressionar seu cliente.
O nosso cartão de visitas é um exemplo disso. Como nosso principal serviço são websites e lojas virtuais, a ideia da arte em HTML cai muito bem para nós. Existem diversas formas de fazer um cartão de visita que vá além do clássico formato retangular 9cmx5cm. Dependendo de quem for seu público-alvo, é possível chegar a resultados bem fora do padrão.
Papel Timbrado
O papel timbrado serve para dar um ar mais profissional em contratos, declarações, pedidos, briefings e outros momentos em que você e seu cliente usem papel. Geralmente, o timbrado é feito em formato A4, por ser o tipo de folha mais comum utilizada para a impressão de documentos. O fundo deve ficar em branco para facilitar o contraste entre as letras impressas e a folha.
Como o timbrado é usado para documentos, a arte deverá ser um pouco mais séria por causa do contexto.
Envelopes e Pastas
Como já citei no exemplo do cartão de natal, um envelope é uma maneira profissional de enviar documentos, contratos e lembranças para seus clientes. Existem envelopes pequenos para envio pelos correios e também no formato A4, para casos onde não há necessidade de dobrar os papéis.
As pastas são uma ótima forma de organizar os documentos e são mais resistentes que os envelopes. Organização é sinônimo de profissionalismo, por isso vale a pena investir nesse tipo de material.
Adesivos
Os adesivos podem ser aplicados tanto por você, em objetos da empresa, como pelas pessoas, em coisas pessoais. Eles podem ser colados em carros, bikes, paredes, vidros, chão, notebooks, geladeiras, entre outros.
O mais legal de um adesivo é que as pessoas podem colá-los em objetos que outras pessoas verão. Por exemplo, é muito comum profissionais da área de tecnologia colocarem adesivos de linguagens de programação, software e eventos em seus notebooks.
Por isso, antes de pagar pela produção de adesivos, busque saber onde seus clientes costumam colocar adesivos para acertar no tamanho certo.
Materiais para Escrita
Apesar de digitarmos bastante em computadores, às vezes você precisa anotar algo rápido ou fazer um desenho para mostrar melhor a sua ideia para a equipe. E é aí que entra a utilidade de materiais para escrita como canetas, porta-canetas, lápis, blocos de texto, post-its, réguas, apontadores, cadernos, entre outros objetos.
Esses materiais são excelentes para fixar sua marca na cabeça das pessoas, pois o uso dessas ferramentas é quase diário.
Materiais para Promoção de Produtos
Promover seus produtos ou serviços é essencial para conquistar novos clientes, por isso materiais como cardápios, catálogos, flyers, folders, panfletos e folhetos podem ajudar nos resultados da empresa.
Cada ramo pede por um tipo de material diferente. Por exemplo, uma empresa de móveis precisará de um catálogo de produtos, já um restaurante poderá contar com um cardápio (que de certa forma também é um catálogo).
Muita gente acaba se confundindo entre flyers, folders, panfletos e folhetos e com razão, pois todos eles são um pouco parecidos.
Os panfletos são feitos com papel de menor qualidade para a impressão barata em alta escala, produzidos em papel A5 ou A6, podendo ter uma ou mais páginas.
Os folhetos são quase iguais aos panfletos, a diferença é que são produzidos em folhas maiores (A4 e A3). O folheto é bastante confundido com o panfleto, pois o termo é menos popular.
Tanto panfletos como folhetos são muito utilizados por supermercados, farmácias e lojas de varejo.
Já os flyers possuem apenas uma página e são produzidos com um material mais refinado que panfletos e folhetos. Geralmente são produzidos em apenas uma folha A5 ou A6 e como o próprio nome sugere, a ideia é distribuí-los de forma rápida.
Os folders, por sua vez, são bastante parecidos com os flyers. A diferença é que são dobráveis (fold em inglês significa dobrar) e possuem mais informação em texto, ou seja, são mais explicativos.
Ambos são bastante usados por prestadores de serviço, como clínicas médicas e escritórios de advocacia. O flyer também é muito utilizado para eventos como shows, baladas, palestras e convenções.
Materiais Digitais
Os materiais digitais são próprios para a visualização em telas e muito importantes